Logo

3º Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade: História e Transculturalidade

Judaísmo, História e transculturalidade

Os autores deste livro são de países e culturas diversas: do Brasil, de Portugal, da Espanha e Israel. As temáticas são também bastante diversas, com enfoques e metodologias de teor tão variado e heterogêneo quanto suas disciplinas, pois há historiadores, antropólogos, escritores e outros profissionais das ciências, da filosofia e das letras. Mas sempre tendo como ponto de partida e chegada o Judaísmo e a transculturalidade. São oriundos todos estes artigos das palestras apresentadas durante o III Congresso de Judaísmo e Interculturalidade, que foi realizado no Recife, nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2025.

Além de questões recorrentes como a Inquisição, a Shoah, a Identidade e a Alteridade, outros tópicos e problemas são estudados por especialistas em cada uma das suas áreas de conhecimento. Seja a relação da mística judaica e da muçulmana, ou  a interpretação do historiador Sérgio Buarque Holanda, na sua Visão do paraíso, ou a visão não menos sobre o paraíso que ocupou o Diálogo das grandezas do Brasil, de um autor do século XVII. O mesmo século em que espanhóis e portugueses mantinham ativa sua “máquina” de cerco e perseguição aos judeus.

Há também abordagens mais contemporâneas como a terapia nascida do sofrimento extremo e que pode ser um instrumento de enfrentamento e superação, e as festas carnavalescas do Recife, onde os judeus, com orgulho e com saudade, podiam desfrutar, conviver, intercambiar experiências e gostos. Organizada por um espanhol e três brasileiros, esta obra é parte de um trabalho de pesquisa coletiva e de rede construída para investigar as culturas a partir da interdisciplinaridade, tanto no sentido teórico quanto prático.


BAIXE O LIVRO DE FORMA GRATUITA

PDF:

eBook: