Logo

3º Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade: História e Transculturalidade

Gratuito26 a 28 | maio | 2025
Câmara Municipal de Penamacor

Câmara Municipal de Penamacor

Breve Histórico

O Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade propõe conhecer, produzir e fomentar a divulgação de interpretações novas de aspectos antropológicos e históricos das várias faces do judaísmo. Abordando histórias múltiplas, fragmentos simbólicos, encadeamentos entre cultura e sociedade, na perspectiva de uma narrativa crítica, inclusive como ferramenta contra o preconceito, a ignorância e a intolerância.

O I Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade, sob o tema geral “Culturas em Diálogo”, celebrou-se de 9 a 12 de agosto de 2022, em Fortaleza, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Ocorreu na modalidade híbrida (palestras presenciais e por meio de videoconferência). Contou com a participação de pesquisadores e entusiastas da temática de diversos países, como Argentina, Porto Rico, Israel, Espanha e Brasil.

No âmbito acadêmico o congresso contou com o apoio da Universidad de Salamanca/USAL, da Universidade Federal de Sergipe, da Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca – ABS/USAL, Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas – GPDA, Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla y León-IIACYL, Laboratório dos Estudos Judaicos – LEJ.

O II CIJI

Em 2023, o II Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade, sob o tema de “Cultura e Identidades”, aconteceu em Penamacor (Portugal), de 13 a 15 de novembro de 2023.

Foi realizado na modalidade presencial, com intenção de proporcionar uma imersão cultural em uma cidade com diversas iniciativas e atos visando fomentar e apoiar a pesquisa arqueológica no território, bem como a investigação histórica e antropológica acerca das origens da população local.

O congresso reuniu palestrantes de 13 países, sob o tema “Culturas e Identidades”. No âmbito acadêmico contou com o apoio da Asociação Portuguesa de Antropologia- APA, Centro de Referência sobre Inquisição Anita Novinsky /CRIAN, Fundação Catarinense de Cultura, Instituto Federal Goiânia, Campus Urutaí, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Museu Judaico de São Paulo,  Universidade de Salamanca, Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas e Universidade Federal de Sergipe.